Brasília, 29/12/2015 - O ano de 2015 foi especial para a 3⁰ sgt do Exército Brasileiro Iris Tang Sing, atleta do taekwondo. Depois de conquistar a medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares (JMM), em outubro deste ano, Iris foi a primeira lutadora brasileira, na categoria 49kg, a garantir vaga no taekwondo nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Foto:Felipe Barra
Os atletas do PAAR dispõe de instalações esportivas militares adequadas para treinamento
Por ironia, a conquista da vaga veio após uma derrota no Grand Prix do México, no inicio deste mês. Mesmo assim, a atleta conseguiu ficar entre as seis primeiras do ranking e garantiu a vaga para a Olímpiada. Ainda neste ano, a lutadora do Exército já havia conquistado duas medalhas de bronze. A primeira na categoria até 46kg, no Mundial de Chelyabinsk, na Rússia, e a segunda, na categoria até 49kg, no Pan de Toronto, no Canadá.
A atleta conta que o ouro conquistado nos JMM ajudou a garantir a vaga nos Jogos Olímpicos. “Com a pontuação dos jogos abri vantagem nas atletas que estavam atrás de mim no ranking, e cheguei ao Grand Prix final bem a frente delas, podendo até perder que estaria classificada”, explica.
Foto:Johnson Barros
3⁰ sgt do Exército Iris conquista medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares
A militar lembra que antes de entrar no Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) as condições de treino eram bem mais difíceis. “Depois que eu entrei mudou muito, pois tive condições de investir mais em mim e treinar fora”, comemora.
O Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) é uma parceria dos ministérios da Defesa e do Esporte com o objetivo de fortalecer a equipe militar brasileira em eventos esportivos de alto nível. Os esportistas têm a disposição todos os benefícios da carreira, como vencimentos, 13⁰ salário, plano de saúde, férias, direito à assistência médica, incluindo nutricionista e fisioterapeuta, além de disporem de todas as instalações esportivas militares adequadas para treinamento.
Atualmente, a campeã mundial militar ocupa a 4ª posição no ranking mundial de taekwondo e 6⁰ lugar no olímpico. Sobre a medalha de ouro conquistada nos JMM, Iris descreve um sentimento de dever cumprido ao Exército Brasileiro. “Sinto que valeu a pena todo o sacrifício que fiz para obter os pontos no ranking que me garantiram nos Jogos Olímpicos. E também, que valeu o investimento que Exército Brasileiro fez em mim”, finaliza.
Por Lane Barreto
Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa
Ministério da Defesa
Comentários
Postar um comentário