Pular para o conteúdo principal

Brasil encerra campanha histórica no Pan, com 205 medalhas

Brasil encerra campanha histórica no Pan, com 205 medalhas

Desempenho do Time Brasil é potencializado pelo programa Bolsa Atleta, que atingiu aproveitamento de 89,75% de todos os pódios nos Jogos Pan-Americanos do Chile

Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Encerrado neste domingo (5), o desempenho do Time Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Chile é o melhor da história. O país terminou a competição em segundo lugar no quadro geral com 205 medalhas, 37 a mais do que os jogos de Lima, no Peru, em 2019.

Do total, 184 medalhas foram conquistadas ou tiveram a participação de pelo menos um beneficiário do Programa Bolsa Atleta. Ou seja, 89,75% das medalhas do Brasil em Santiago têm investimento do governo federal.

Em Santiago, foram 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes, além de 140 classificações diretas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, incluindo esportes como o tênis de mesa, boxe e vela. Em Lima, os brasileiros conquistaram 54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes. Um total de 169 pódios.

Mais uma vez, o Brasil vê à sua frente somente os Estados Unidos, com 286 medalhas: 124 ouros, 75 pratas e 87 bronzes. O segundo lugar no quadro de medalhas só havia sido ocupado pelo Time Brasil nos Jogos de São Paulo, em 1963, e Lima, em 2019.

Neste domingo (5), o Time Brasil conquistou mais duas medalhas de ouro, uma no karatê, com Bárbara Hellen, e outra no tênis de mesa por equipes. Além disso, foram duas pratas no tiro com arco e um bronze no ciclismo BMX.

“Estou feliz porque nós tínhamos objetivos aqui. Ultrapassar 200 medalhas é a realização de um sonho. A gente conseguiu aumentar o resultado em Lima e foi um grande feito. A gente sabia que seria difícil ultrapassar essas medalhas que conseguimos há quatro anos. Eu vibrei muito e me emocionei com a conquista dos atletas. O resultado aponta para um futuro muito promissor em diversas modalidades”, comentou Rogério Sampaio, CEO do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Já Eduardo de Deus, que conquistou o ouro nos 110 metros com barreira, na última quarta (1), agradeceu o apoio do programa Bolsa Atleta. “Se não fosse o Bolsa Atleta acho que não estaria aqui hoje. É uma coisa que me salva muito no dia a dia e me dá um suporte enorme para treinar”, afirmou o medalhista.

O atleta Lucas Vilar, que também esteve no lugar mais alto do pódio na sua categoria, o 400m rasos, disse que o programa do governo federal contribui para a compra de materiais esportivos essenciais para o desempenho no atletismo. “Ele ajuda no nosso trabalho, no nosso profissional, a comprar materiais como sapatilha e suplementação”, disse.

Dona de três ouros na Ginástica Rítmica, a brasileira Nicole Pircio também enfatizou a importância do programa. “O Bolsa Atleta é muito importante pra a gente porque temos um esporte muito caro, né? Ter esse suporte e essa ajuda financeira sempre é muito importante para melhorar nosso rendimento e na nossa compra de suplementos”, disse.

Outro marco histórico foi que pela primeira vez em Jogos Pan-Americanos as mulheres brasileiras superaram os homens no desempenho. Elas conquistaram 33 ouros, 32 pratas e 30 bronzes, um total de 95 medalhas, 3 a mais que os homens brasileiros, que ficaram com 30 ouros, 33 pratas e 29 bronzes. Em disputas mistas, o Brasil conquistou 3 ouros, 8 pratas e 7 bronzes, totalizando 18.

Em evento onde foi realizado um balanço da campanha em Santiago 2023, na Casa Brasil, Rogério Sampaio, diretor-geral do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e chefe de Missão do Brasil para o Pan, falou sobre o desempenho do país.

“Temos que comemorar sobretudo ter alcançado nosso principal objetivo, o resultado esportivo de ultrapassar 200 medalhas. É a realização de um sonho. Foi um grande feito superar o resultado de Lima. Sabíamos da dificuldade que seria ultrapassar aquelas medalhas, mas conseguimos. Vibrei com a conquista de cada um dos atletas, me emocionei com muitas delas”, disse.

Rogério também destacou as características do sucesso brasileiro. “Acho que o resultado, mais do que números, aponta para um futuro muito promissor. Em várias modalidades a gente vê atletas jovens sendo protagonistas, entendendo que hoje o atleta tem uma carreira longa, longeva, a gente fica imaginando o que o futuro nos aguarda”, completou.


Créditos Vermelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Léo Scienza brilha nos acréscimos e garante permanência épica do Heidenheim na Bundesliga

  Léo Scienza brilha nos acréscimos e garante permanência épica do Heidenheim na Bundesliga O futebol alemão viveu um momento de pura emoção neste final de temporada. O Heidenheim, que lutava para permanecer na elite do futebol germânico, conquistou a manutenção de forma dramática graças a um herói improvável: o brasileiro Léo Scienza. Na segunda mão do play-off de promoção/manutenção contra o Elversberg, o Heidenheim precisava de um resultado positivo para evitar a descida. Depois de um confronto extremamente equilibrado, a decisão veio nos acréscimos do segundo tempo, quando Scienza marcou aos 50 minutos e selou a vitória por 2 a 1 fora de casa. No agregado, o placar ficou em 4 a 3 para o Heidenheim. O gol histórico do atacante brasileiro não apenas garantiu a permanência do clube na Bundesliga pela terceira temporada consecutiva, como também frustrou o sonho do Elversberg de alcançar a primeira divisão pela primeira vez na história.  A atuação decisiva de Léo Scienza nos in...

Dicas para Fantasy Game Cartola FC 2019

Dicas para Fantasy Game Cartola FC 2019 Cansado de fazer a pontuação média no Cartola? É hora de MITAR, a Cartomante FC revelará os segredos de suas escalações, tenha acesso a um conteúdo único, contendo números/análises que vão lhe auxiliar na escalação do seu time em toda rodada. Acreditamos que "dados" são como um "diamante bruto" que depois de lapidado se torna "Joia" ou "Informação". Seguindo este raciocínio, temos dados que são literalmente garimpados de diversas fontes. Juntando todos esses números e aplicando algumas formulas / regras chegamos ao produto final a "Informação". Utilize essas informações para você fazer DIFERENÇA nas ligas que você participa, boa sorte. *Assinatura Anual , Válida para todo Cartola 2019.  Saiba mais:  https://go.hotmart.com/H13756559S

Atleta do Exército comenta conquista de vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Brasília, 29/12/2015  - O ano de 2015 foi especial para a 3⁰ sgt do Exército Brasileiro Iris Tang Sing, atleta do taekwondo. Depois de conquistar a medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares (JMM), em outubro deste ano, Iris foi a primeira lutadora brasileira, na categoria 49kg, a garantir vaga no taekwondo nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Foto:Felipe Barra Os atletas do PAAR dispõe de instalações esportivas militares adequadas para treinamento Por ironia, a conquista da vaga veio após uma derrota no Grand Prix do México, no inicio deste mês. Mesmo assim, a atleta conseguiu ficar entre as seis primeiras do ranking e garantiu a vaga para a Olímpiada. Ainda neste ano, a lutadora do Exército já havia conquistado duas medalhas de bronze. A primeira na categoria até 46kg, no Mundial de Chelyabinsk, na Rússia, e a segunda, na categoria até 49kg, no Pan de Toronto, no Canadá. A atleta conta que o ouro conquistado nos JMM ajudou a garantir a vaga nos Jogos Olímpicos. “Com a p...