Pular para o conteúdo principal

LFS ESPORTES: Piloto brasileiro Felipe Drugovich conquista campeonato da Fórmula 2 - créditos CNN

 


Piloto brasileiro Felipe Drugovich conquista campeonato da Fórmula 2

Paranaense de 22 anos, que disputa a categoria pela MP Motorsport, garantiu título antecipadamente mesmo sem terminar prova no circuito de Monza, na Itália

Felipe Drugovich comemora a conquista, em Monza, do título da Fórmula 2
Felipe Drugovich comemora a conquista, em Monza, do título da Fórmula 2Dan Istitene - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images (10.set.22)

Murillo Ferrarida CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

O piloto brasileiro Felipe Drugovich, de 22 anos, conquistou neste sábado (10), antecipadamente, o título do campeonato de pilotos da Fórmula 2, principal categoria de acesso para a Fórmula 1.

Drugovich, primeiro brasileiro na história a tornar-se campeão da categoria, garantiu a façanha mesmo sem terminar a primeira das duas corridas que são disputadas neste fim de semana no circuito de Monza, na Itália – ele se envolveu em uma colisão na primeira volta e abandonou a corrida.

PUBLICIDADE

Isso porque o vice-líder do campeonato, Théo Pourchaire, da ART Grand Prix, terminou na 17ª posição e não conseguiu reduzir a vantagem de 69 pontos entre ele e Drugovich – são 233 pontos para o brasileiro e 164 para o francês.

Além da segunda prova na Itália, no domingo (11), a F2 ainda terá mais uma rodada dupla, que será disputada no circuito de Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 17 e 19 de novembro.

No entanto, mesmo que Pourchaire vença essas três etapas, não conquistará pontos suficientes para superar Drugovich no campeonato de pilotos.

“Eu realmente não tenho palavras. É realmente um sonho, estou extremamente feliz. Eu tentei ser consistente este ano – e agora estou no topo do mundo”, disse o brasileiro em entrevista após o fim da corrida.

Carreira na Fórmula 2

Drugovich estreou na F2 em 2020 pela própria MP e impressionou com os resultados: uma pole position, quatro pódios e três vitórias em sua temporada como rookie.

Naquele ano, no entanto, ele acabou apenas em nono no campeonato, principalmente pela inconstância nos resultados nas outras etapas da temporada.

Em 2021, o brasileiro se transferiu para a equipe UNI-Virtuosi, que havia sido vice-campeã no ano anterior com o britânico Callum Ilott.

Apesar de ter conquistado quatro pódios ao longo do ano, não conseguiu brigar pelo título da categoria, como era esperado, e ficou apenas na 8ª posição na disputa de pilotos. Além disso, viu seu companheiro, o chinês Guanyu Zhou, terminar em 3º.

Drugovich voltou para a MP Motorsport em 2022. Neste ano, conquistou cinco vitórias na F2: quatro em disputas da corrida principal do fim de semana (Arábia Saudita, Espanha, Mônaco e Holanda) e uma em corrida sprint (Espanha).

Felipe Drugovich, da Fórmula 2, comemora a vitória no circuito de Zandvoort, na Holanda
Felipe Drugovich, da Fórmula 2, comemora a vitória no circuito de Zandvoort, na Holanda / Dan Mullan/Getty Images (4.set.2022)

História no automobilismo

Antes da F2, Drusgovich correu na Fórmula 3 com a equipe Carlin, em 2019, após uma temporada dominante na Euroformula Open em 2018, na qual conquistou o título após vencer 14 corridas e conquistar 16 pódios e 10 poles.

No mesmo ano, Drugo, como é chamado o piloto paranaense, também conquistou o MRF Challenge com 10 vitórias em 16 corridas, então recorde da categoria.

Em 2017, terminou em 3º colocado na classificação geral do Campeonato Alemão de Fórmula 4 como piloto da Van Amersfoort Racing. Ele conquistou 7 vitórias naquele campeonato.

Sua estreia nos carros de fórmula foi em 2016, quando disputou a Fórmula 4 alemã e o MRF Challenge – campeonato em que obteve uma vitória.

Como a maioria dos pilotos, Drugovich começou a carreira disputando campeonatos de kart – no caso dele, aos oito anos, em 2008. O brasileiro correu na categoria até os 15 anos, disputando tanto campeonatos nacionais quanto internacionais.

Créditos CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Léo Scienza brilha nos acréscimos e garante permanência épica do Heidenheim na Bundesliga

  Léo Scienza brilha nos acréscimos e garante permanência épica do Heidenheim na Bundesliga O futebol alemão viveu um momento de pura emoção neste final de temporada. O Heidenheim, que lutava para permanecer na elite do futebol germânico, conquistou a manutenção de forma dramática graças a um herói improvável: o brasileiro Léo Scienza. Na segunda mão do play-off de promoção/manutenção contra o Elversberg, o Heidenheim precisava de um resultado positivo para evitar a descida. Depois de um confronto extremamente equilibrado, a decisão veio nos acréscimos do segundo tempo, quando Scienza marcou aos 50 minutos e selou a vitória por 2 a 1 fora de casa. No agregado, o placar ficou em 4 a 3 para o Heidenheim. O gol histórico do atacante brasileiro não apenas garantiu a permanência do clube na Bundesliga pela terceira temporada consecutiva, como também frustrou o sonho do Elversberg de alcançar a primeira divisão pela primeira vez na história.  A atuação decisiva de Léo Scienza nos in...

Dicas para Fantasy Game Cartola FC 2019

Dicas para Fantasy Game Cartola FC 2019 Cansado de fazer a pontuação média no Cartola? É hora de MITAR, a Cartomante FC revelará os segredos de suas escalações, tenha acesso a um conteúdo único, contendo números/análises que vão lhe auxiliar na escalação do seu time em toda rodada. Acreditamos que "dados" são como um "diamante bruto" que depois de lapidado se torna "Joia" ou "Informação". Seguindo este raciocínio, temos dados que são literalmente garimpados de diversas fontes. Juntando todos esses números e aplicando algumas formulas / regras chegamos ao produto final a "Informação". Utilize essas informações para você fazer DIFERENÇA nas ligas que você participa, boa sorte. *Assinatura Anual , Válida para todo Cartola 2019.  Saiba mais:  https://go.hotmart.com/H13756559S

Atleta do Exército comenta conquista de vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Brasília, 29/12/2015  - O ano de 2015 foi especial para a 3⁰ sgt do Exército Brasileiro Iris Tang Sing, atleta do taekwondo. Depois de conquistar a medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares (JMM), em outubro deste ano, Iris foi a primeira lutadora brasileira, na categoria 49kg, a garantir vaga no taekwondo nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Foto:Felipe Barra Os atletas do PAAR dispõe de instalações esportivas militares adequadas para treinamento Por ironia, a conquista da vaga veio após uma derrota no Grand Prix do México, no inicio deste mês. Mesmo assim, a atleta conseguiu ficar entre as seis primeiras do ranking e garantiu a vaga para a Olímpiada. Ainda neste ano, a lutadora do Exército já havia conquistado duas medalhas de bronze. A primeira na categoria até 46kg, no Mundial de Chelyabinsk, na Rússia, e a segunda, na categoria até 49kg, no Pan de Toronto, no Canadá. A atleta conta que o ouro conquistado nos JMM ajudou a garantir a vaga nos Jogos Olímpicos. “Com a p...