Pular para o conteúdo principal

Surfe entra nas Olimpíadas e aquece mercado de pranchas

 

Por Marcelo Baccarini

 


Surfe entra nas Olimpíadas e aquece mercado de pranchas
00:00/03:28

Surfe entra nas Olimpíadas e aquece mercado de pranchas

O surfe é uma das modalidade que estreiam nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A dois meses do evento, toda uma cadeia de negócios no segmento já começou a se agitar.

Em Santos, os irmãos Sylvio e Adriano de Oliveira estão animados com as novas perspectivas para a fábrica de pranchas que possuem. Para quem começou há 25 anos fazendo remendos em pranchas antigas, o status atingido pelo esporte vira motivação extra.

“Um esporte que foi muito marginalizado, discriminado nos anos 70 e nos anos 80, e que graças a Deus virou olímpico”, diz Adriano.

Sylvio lembra que o negócio começou em um quartinho na casa de sua avó, também no litoral paulista. De remendos, os irmãos passaram por todo um processo de profissionalização até atingir a produção de pranchas novas.

Hoje em dia, são vendidas de 80 a 100 pranchas por mês. O trabalho é todo artesanal e personalizado, levando em conta altura, peso e ambiente de cada atleta. Cada prancha leva cerca de 1 mês para ficar pronta.

Durante a pandemia do coronavírus, a dupla investiu em uma loja virtual, que representa 25% das vendas.

“É um esporte individual, muita gente voltou a surfar. O pessoal das antigas, o pessoal mais velho que teve que parar de surfar por algum motivo ou motivo familiar, e viu a possibilidade de estar dentro d’água, praticando novamente o exercício”, diz Adriano.

Referência é tudo

Em busca de melhorias no trabalho de fabricação, os irmãos costumam ir à Califórnia, nos Estados Unidos, em busca de referências. “Então, a gente sempre que possível faz esse intercâmbio até hoje, de ir pra Califórnia, as vezes nós dois juntos, ou um vai e o outro fica aqui pra cuidar da fábrica, mas pra trabalhar nas fábricas lá, fazer um intercâmbio mesmo, pra aprender com os melhores”, afirma Sylvio.

E para levar o nome adianta, a marca investe em patrocínio de atletas do Circuito Mundial de Surfe. O principal nome é o campeão mundial Ítalo Ferreira.

“Os atletas além de divulgar a marca eles trazem o feedback do equipamento pra gente poder desenvolver o produto cada vez melhor. Além de dar uma grande visibilidade pra gente, dá uma grande credibilidade também, né?”, diz Sylvio.

Veja a reportagem completa no vídeo acima. 

Créditos G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Léo Scienza brilha nos acréscimos e garante permanência épica do Heidenheim na Bundesliga

  Léo Scienza brilha nos acréscimos e garante permanência épica do Heidenheim na Bundesliga O futebol alemão viveu um momento de pura emoção neste final de temporada. O Heidenheim, que lutava para permanecer na elite do futebol germânico, conquistou a manutenção de forma dramática graças a um herói improvável: o brasileiro Léo Scienza. Na segunda mão do play-off de promoção/manutenção contra o Elversberg, o Heidenheim precisava de um resultado positivo para evitar a descida. Depois de um confronto extremamente equilibrado, a decisão veio nos acréscimos do segundo tempo, quando Scienza marcou aos 50 minutos e selou a vitória por 2 a 1 fora de casa. No agregado, o placar ficou em 4 a 3 para o Heidenheim. O gol histórico do atacante brasileiro não apenas garantiu a permanência do clube na Bundesliga pela terceira temporada consecutiva, como também frustrou o sonho do Elversberg de alcançar a primeira divisão pela primeira vez na história.  A atuação decisiva de Léo Scienza nos in...

Dicas para Fantasy Game Cartola FC 2019

Dicas para Fantasy Game Cartola FC 2019 Cansado de fazer a pontuação média no Cartola? É hora de MITAR, a Cartomante FC revelará os segredos de suas escalações, tenha acesso a um conteúdo único, contendo números/análises que vão lhe auxiliar na escalação do seu time em toda rodada. Acreditamos que "dados" são como um "diamante bruto" que depois de lapidado se torna "Joia" ou "Informação". Seguindo este raciocínio, temos dados que são literalmente garimpados de diversas fontes. Juntando todos esses números e aplicando algumas formulas / regras chegamos ao produto final a "Informação". Utilize essas informações para você fazer DIFERENÇA nas ligas que você participa, boa sorte. *Assinatura Anual , Válida para todo Cartola 2019.  Saiba mais:  https://go.hotmart.com/H13756559S

Atleta do Exército comenta conquista de vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Brasília, 29/12/2015  - O ano de 2015 foi especial para a 3⁰ sgt do Exército Brasileiro Iris Tang Sing, atleta do taekwondo. Depois de conquistar a medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares (JMM), em outubro deste ano, Iris foi a primeira lutadora brasileira, na categoria 49kg, a garantir vaga no taekwondo nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Foto:Felipe Barra Os atletas do PAAR dispõe de instalações esportivas militares adequadas para treinamento Por ironia, a conquista da vaga veio após uma derrota no Grand Prix do México, no inicio deste mês. Mesmo assim, a atleta conseguiu ficar entre as seis primeiras do ranking e garantiu a vaga para a Olímpiada. Ainda neste ano, a lutadora do Exército já havia conquistado duas medalhas de bronze. A primeira na categoria até 46kg, no Mundial de Chelyabinsk, na Rússia, e a segunda, na categoria até 49kg, no Pan de Toronto, no Canadá. A atleta conta que o ouro conquistado nos JMM ajudou a garantir a vaga nos Jogos Olímpicos. “Com a p...